Radioproteção

Em busca de segurança, Suécia constrói depósitos de lixo atômico debaixo do oceano

2

Toda usina nuclear produz um lixo radiativo. Essa é um das maiores preocupações dos ambientalistas e das autoridades de países que usam energia atômica para produzir eletricidade. Os enviados especiais do Jornal Nacional à Suécia, Marcos Losekann e Sérgio Gilz, conheceram uma solução de engenharia para esse problema.

Assista o documentário

(more…)

O acidente radioativo com césio 137 em Goiânia:Assista a série de vídeos sobre o acidente

13

O acidente radiológico de Goiânia foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, com o elemento radiativo Césio 137 encontrado dentro de um aparelho de radioterapia abandonado em um hospital, na zona central de Goiânia.

Confirá este episodio que gerou grande repercussão na época e chocou todo o país.

(more…)

Assista o documentário: O desastre de Chernobyl em 9 partes

1

O acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, antiga União Soviética, que ocorreu no dia 26 de abril de 1986,  é considerado o pior acidente nuclear da história.

(more…)

Justiça obriga indústria nuclear a tratar rejeitos da extração de urânio

0

Temor de contaminação por milhares de toneladas de materiais radioativos em unidade de tratamento de minério em Caldas (MG) motivou ação; empresa, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, nega riscos, mas inspeção do Ibama viu problemas.

(more…)

Por que estudar RADIOPROTEÇÃO ?

5

Proteçao radiologicaDuas perguntas que deveriam ser respondidas sem hesitação por qualquer indivíduo que trabalha com radiação ionizante: “ O que é a Radiação Ionizante? “ e “Como faço para trabalhar em segurança quando utilizo radiação ionizante? “  dificilmente recebem respostas claras quando feitas a trabalhadores da área.

Esta matéria, publicada pela Drª Claudia Braga, responderá estas questões e ainda abordará as áreas de atuação para os profissionais de nível técnico e superior e a visão de futuro para esta área.

(more…)

O Acidente de Chernobyl

14

 

O acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, antiga União Soviética, ocorreu dia 26 de abril de 1986. Este acidente é considerado o pior acidente nuclear da história e gerou uma nuvem radioativa que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.

(more…)

Contaminação e Exposição

4

Os trabalhadores que utilizam material radioativo na forma líquida, na forma de pó ou de gás, além de sofrerem exposição às radiações emitidas pelo isótopo ao se desintegrar ainda correm o risco de se contaminarem com o material radioativo.

  (more…)

  • Newsletter

  • Visitantes online


    Visitante(s) online

Go to Top