Medicina Nuclear

As diferenças entre PET CT e Pet Scan

4

Em alguns locais o exame é descrito como PET/CT , em outros como Pet Scan. Qual a diferença? Qual o termo correto? Veja a nota esclarecedora da Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular sobre estas questões e como deve ser atendido.

(more…)

PET/MRI Combo ganha aprovação do FDA

0

O U.S. Food and Drug Administration aprovou o Sistema de Ressonância Biograph mMR (Siemens* )para uso nos EUA. É o primeiro equipamento aprovado que utiliza simultaneamente o “Positron Emission Tomography” (PET) e ressonância magnética (MRI) scan nos EUA.

(more…)

Marie Curie, a pioneira brilhante

0

Ela nasceu Maria Sklodowska, na Polônia dominada pela Rússia do fim do século 19. Em 1881, quando tinha 14 anos, mudou de nome e de país. Em Paris, tornou-se Marie e, alguns anos depois, adotou o sobrenome do marido, Pierre Curie, um dos diretores da renomada Universidade Sourbone. Num tempo em que as oportunidades para as mulheres não iam muito além das cozinhas de casa, recusou o destino de tantas outras.

(more…)

Recomendações Exame PET/CT em oncologia

0

Com o desenvolvimento do método de exame PET/CT com 18F-FDG , aplicações em Oncologia e disseminação em nosso meio, faz-se necessário um consenso na sua utilização particularmente entre os membros da Sociedade Brasileira de Cancerologia e a Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular.Veja a proposta apresentada por representantes das duas entidade.

(more…)

Radioisótopos poderão ser fabricados pelo setor privado

0

RadioisótopoProposta de Emenda Constitucional permitirá produção de radioisótopos em todo território nacional

(more…)

Cintilografia Cerebral Perfusional

2

Os aproximados 100 bilhões de neurônios que compõem nosso cérebro são capazes de processar informações e de controlar nosso comportamento. Isto se dá através de complicado sistema de sinais elétricos e neuroquímicos que interligam as diversas partes do sistema nervoso central. Esta integração permite que desempenhemos nossas atividades diárias, assim como, possamos manter nossas funções vitais. Toda essa organização dinâmica do cérebro (atividade dos neurônios) tem sua origem em nossa carga hereditária, sendo modificada pela experiência e pelo desenvolvimento individuais durante toda a vida. Para que os neurônios possam exercer sua atividade é necessário um suprimento constante de glicose (açúcar) e de oxigênio, os quais são fornecidos pela circulação sanguínea. Desta forma, a atividade neuronal e o suprimento sanguíneo arterial são diretamente proporcionais, ou seja, quando há aumento da atividade dos neurônios (por exemplo, abrir os olhos e enxergar), há aumento da irrigação sanguínea da área cerebral encarregada da visão. Ao contrário, se houver redução da função dos neurônios (por exemplo, fechar os olhos), há redução da necessidade de glicose e oxigênio com conseqüente redução do suprimento sanguíneo na área encarregada da visão. (more…)

Cérebro: Spect de Perfusão Cerebral

3

O que é Spect cerebral?
O termo “Spect cerebral” na realidade significa estudo do cérebro através de imagens tomográficas de medicina nuclear, derivando do inglês “Single Photon Emission Computer Tomography-Spect”. (more…)

Tutorial: Medicina Nuclear para Técnicos

5

A Medicina Nuclear é uma das mais modernas técnicas de investigação e vem se impondo gradativamente como excelente método de diagnóstico pôr imagem. Utilizando-se de pequenas quantidades de substâncias radioativas e equipamento especial (câmera de cintilação ou Gama-Câmera), são obtidas várias imagens dos órgãos a serem estudados sem a utilização de grandes quantidades de radiação. A cintilografia permite o estudo da fisiologia dos órgãos e constitui método não invasivo de diagnóstico.

(more…)

PET e SPECT

3

A história desses exames começa na década de 60 e o precursor deles foi o que se conhecia por mapeamento de tireóide (cintilografia de tireóide). Naquela época se injetava uma substância ligada a iodo radioativo no paciente, esse iodo era capturado pela glândula tireóide e uma câmara detectava os raios gama que emanavam do iodo radioativo e, tal como um contador “Geiger Muller”, registrava a imagem radioativa num papel e a cores.

(more…)

Novo PET-CT Gemini:A mais moderna tecnologia em diagnóstico por imagem!

1

O que é?

O PET-CT Gemini é o mais novo aliado da Medicina Nuclear do Hospital A. C. Camargo. Trata-se de uma tecnologia de última geração com alta resolução de imagens e excelente qualidade diagnóstica em oncologia. (more…)

  • Newsletter

  • Visitantes online


    Visitante(s) online

Go to Top