Novo PET-CT Gemini:A mais moderna tecnologia em diagnóstico por imagem!

O que é?

O PET-CT Gemini é o mais novo aliado da Medicina Nuclear do Hospital A. C. Camargo. Trata-se de uma tecnologia de última geração com alta resolução de imagens e excelente qualidade diagnóstica em oncologia.

O PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) é uma técnica de imagem que revela as alterações do metabolismo celular por todo o corpo. Ela permite a detecção precoce de mínimas lesões tumorais ou novos focos da doença. Consiste na injeção de uma pequena quantidade de radiofármaco (glicose marcada pelo material radioativo Flúor 18 FDG), que após sua distribuição pelo corpo, gera informações únicas, que nenhum outro exame de imagens consegue.

A CT (Tomografia Computadorizada) utiliza-se dos recursos de Raios-X e tecnologia computacional para produzir imagens diagnósticas detalhadas que determinam, com precisão, a localização e a forma das lesões num determinado órgão.

Por que o PET e o CT são utilizados em conjunto?

Os dois exames, PET e CT, são realizados em um único aparelho (PET-CT). Avaliam o metabolismo e a anatomia do corpo inteiro, possibilitando diagnósticos mais precisos, detecção precoce de alterações celulares, planejamento, monitoramento e escolha do tratamento mais eficaz para cada caso.

A fusão do PET e CT permite a integração e visualização de imagens de Medicina Nuclear e tomografia. Enquanto o PET detecta atividades metabólicas com detalhes do nível de atividade celular do órgão, o CT mostra imagens detalhadas da anatomia interna, como localização, tamanho e formato do tumor. Além do diagnóstico oncológico, o PET-CT também é útil na avaliação e acompanhamento de doenças neurológicas e psiquiátricas.

Benefícios para o Paciente

  • Diagnósticos de altíssima qualidade e imagens com um nível de detalhamento até então não fornecido por nenhum outro exame;
  • Detecção precoce da doença com possível redução de procedimentos de diagnósticos invasivos ou intervenção médica;
  • Monitoramento de recorrências da doença;
  • Melhor planejamento e análise da eficácia do tratamento;
  • Diagnóstico mais rápido e com um só exame;
  • Procedimento em modo aberto, facilitando a interação da equipe médica com o paciente e reduzindo o efeito de claustrofobia;
  • Maior conforto durante o exame.

Fonte:< http://www.hcanc.org.br/index.php?page=24>  acessado em 5 de maio de 10

Tatiane Lessa

Responsável pela coluna de Medicina Nuclear Currículo: -Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina-FASM -Participações em eventos: - Congresso da Semana da Radiologia da Faculdade Santa Marcelina de 2005 á 2009. - Área de atuação: Medicina Nuclear

Um comentário em “Novo PET-CT Gemini:A mais moderna tecnologia em diagnóstico por imagem!

  • 05/05/2010 em 20:35
    Permalink

    Caro leitor caso tenha alguma duvida ou sugestão comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *