Alimentos Orgânicos x Alimentos Convencionais: Saiba Mais!

alimento_organicoApesar de gerar bastante discussão, é praticamente consensual que alimentos orgânicos trazem um bem a mais para a saúde, comparados ao seu “antagonista”, o alimento que geralmente encontramos nos supermercados, tratado com agrotóxicos.

E as diferenças são um tanto gritantes: para se ter uma idéia, o consumo diário de agrotóxicos pode intoxicar o organismo, criando um “ambiente” propício ao desenvolvimento de doenças – desde alergias até o câncer a longo prazo. “Há, inclusive, estudos que sugerem que os aditivos químicos, principalmente os corantes encontrados em alimentos industrializados, podem ter relação até com distúrbios psicológicos”, alerta a nutróloga Lívia Zimmermann, membro da diretoria da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

A citar como exemplo, temos as frutas rasteiras (morango, melancia, melão, abóbora), além do mamão, do tomate e das verduras (legumes e folhas), classificados como os alimentos que carregam consigo mais elementos químicos, devido ao uso de agrotóxicos. Isso acontece porque em grande parte dos cultivos tradicionais, esses alimentos recebem uma quantidade grande de químicos, por serem mais suscetíveis à ação de pragas, como as ervas daninhas.

As carnes vermelhas não escapam deste contexto: Os hormônios de crescimento e antibióticos usados na criação bovina podem causar prejuízos ao organismo. Isso não ocorre com a carne orgânica, resultado de um gado criado em pasto orgânico, com alimentação orgânica e sem o uso de remédios alopáticos.

Outra questão levantada em relação aos alimentos convencionais é a da qualidade de seu sabor frente a alimentos orgânicos. Sim, os agrotóxicos podem alterá-lo significativamente! “O agrotóxico deixa o morango com gosto de acetona”, afirma Raquel Diniz, coordenadora do Instituto Akatu, uma organização não-governamental que busca estimular o consumo consciente e sustentável. Já o alimento orgânico apresenta outra impressão: é bem diferente, muito mais saborosa”, completa a coordenadora da ONG.

Isso acontece porque o alimento orgânico é mais rico em nutrientes. José Pedro Santiago e Alexandre Harkaly, diretores da associação de certificação de orgânicos, o Instituto Biodinâmico (IBD), lembram que 41 estudos científicos divulgados, em 2005, pela Soil Association, da Inglaterra, atestavam uma presença maior de vitamina C, magnésio e fósforo nos alimentos orgânicos. “A laranja, por exemplo, contém 12% mais vitamina C e menos resíduos de nitratos em relação à convencional”, comenta José Pedro. Essa maior concentração de nutrientes, segundo o especialista, pode ser vista também no leite orgânico, que apresenta maior quantidade de cálcio e vitaminas.

Os alimentos orgânicos, porém, costumam ser bem mais caros do que os alimentos convencionais, devido a fatores ligados à sua produção e distribuição aos supermercados, além de uma certa falta de investimento em pesquisa neste segmento. No entanto, a diferença de preços entre os dois vem diminuindo continuamente.

E aí? Será que não é hora de mudar os hábitos alimentares?

Fonte: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3298637-EI1501,00-Vale+a+pena+pagar+mais+por+certos+organicos.html

2 comentários em “Alimentos Orgânicos x Alimentos Convencionais: Saiba Mais!

  • 28/05/2010 em 10:08
    Permalink

    Excelente post!

    Sou adepta dos organicos, inclusive dos ovos. Tambem escrevi sobre o assunto em um dos meus blogs: http://alimentosemsofrimento.blogspot.com

    Devemos estimular as pessoas a aderirem uma alimentacao mais saudavel, pois estamos fazendo a nossa parte na infomacao! Parabens!!

    Abraco, Carol.

  • 17/05/2011 em 15:56
    Permalink

    amo vcs me ajudaram na pesquisa do colégio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *