Inclusão do Tecnólogo em Radiologia na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO)

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está atuando na elaboração da CBO2000, uma revisão da classificação brasileira de ocupações que busca a inclusão de novas profissões como é o caso do Tecnólogo em Radiologia.

Para tanto, fomos convidados a participar em São Paulo, dia 14 de maio, do Painel de Convalidação por meio de uma dinâmica de grupo onde os profissionais são estimulados a falar sobre seu trabalho e as atividades que executam no seu dia-a-dia. Tal convite em muito nos honrou, pois há anos lutamos pelo reconhecimento de nossas atividades enquanto profissionais de nível superior.

Cientes da responsabilidade de representarmos toda uma categoria, o trabalho desenvolvido foi organizado sob a forma de uma matriz de atividades, cujos exemplos podem ser vistos no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Acreditamos que a inclusão do profissional Tecnólogo em Radiologia na CBO a partir de janeiro 2011 configura um momento histórico e fundamental no desafio de regulamentarmos nossa profissão, visto que já atuamos profissionalmente no mercado há mais de dez anos.

Finalmente poderemos nos orgulhar em termos uma classificação perante o Ministério do Trabalho e Emprego, passo importante para o crescimento e amadurecimento de uma profissão que se fundamenta a cada novo dia. A partir de agora, seremos uma realidade estatisticamente identificada em todo território nacional.

Este é um processo lento, porém contínuo, e somente terá êxito mediante o apoio, empenho e comprometimento dos profissionais envolvidos, instituições de ensino e entidades representativas de classe.

Estamos convictos de que um passo importante e objetivo foram dados. Agora nos cabe dar continuidade a tarefa de buscarmos em conjunto o verdadeiro e merecido reconhecimento social do profissional Tecnólogo em Radiologia pela sociedade brasileira, através da tão aguardada regulamentação profissional.

Sem mais, subscrevemo-nos:

TNR Fabiano de Castro Justo CRTR/RS -097

TNR Fernando Carlos Brock CRTR/RS 0138

TNR Ibevan Arruda Nogueira  CRTR/SP-00011C –FASM

TNR Paulo Roberto de Lourenço  CRTR/SP – 01331C

TNR Anderson Fernandes Moraes CRTR/SP – 00771C

TNR Fábio Barbieri CRTR/SP

26 comentários em “Inclusão do Tecnólogo em Radiologia na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO)

  • 22/05/2010 em 13:48
    Permalink

    Filnalmente tivemos o nosso merito reconhecido

  • 22/05/2010 em 13:55
    Permalink

    Sou tecnica a mais de 10 anos e nunca quis fazer o Tecnologo porque para mim nao vai nenhuma diferença somente a titulação de ensino superior, mas vi com determinação de alguns profissionais que lutam pelos nossos direitos como profissionais conseguiram mudar o rumo das coisas. ”Parabéns”
    A partir de hoje, tenho um novo conceito sobre o tecnologo, acho que eles buscam constantemente o espaço merecido pelos seus esforços, um abraço para esses profissionais tão merecedores.

  • 22/05/2010 em 14:27
    Permalink

    Parabéns! Sou Tecnólogo em Radiologia e Pós-graduado em docência do ensino profissionalizante e superior. Estou aqui em São Luís-Ma pronto para ajudar nossa categoria a receber todo o respeito devido, assim como engradecer toda a área de radiologia, seja como técnico ou tecnólogo.

  • 22/05/2010 em 20:14
    Permalink

    Prezada Bianca, obrigado, sabemos o quanto é complicado fazer alguma mudança para atender melhoria em uma profissão. Sou coordenador do curso de tecnologia da fasm e estarei à disposição para mais informações.

  • 22/05/2010 em 23:29
    Permalink

    Obrigado Roberto José, poxa que bom saber que temos profissionais tecnólogos em outros estados e acima de tudo preocupado com a nossa categoria. Vamos a luta juntos..

  • 23/05/2010 em 11:45
    Permalink

    Sou do RJ, e trabalho como tecnico a 8 anos com diagnostico por imagem, e foi a primeira vez que vi realmente alguém lutar definitivamente em pro da nossa profissão como um todo. Parabéns ha estes profissionais.

  • 23/05/2010 em 11:54
    Permalink

    Irei me formar como técnica este ano agora me motivou em ser tecnologa eu só ouvia falar que era perca de tempo e dinheiro, mas vejo que a batalha travada pelos tecnólogos pelo reconhecimento é grande então constantemente veremos ações feitas por estes profissionais.
    Pessoal continue lutando pelos seus direitos, boa sorte.

  • 23/05/2010 em 12:00
    Permalink

    Pessoal parabéns, vocês merecem desejo que vocês continue assim porque e a união de uma categoria profissional só cresce quando muitos lutam para um fim em comum.

  • 23/05/2010 em 12:12
    Permalink

    Mais do que mérito o reconhecimento legal e formal de uma categoria tão suprimida por outros profissionais da área da saude.

  • 23/05/2010 em 14:53
    Permalink

    Finalmente temos uma ocupaçao no Ministério do Trabalho, agora podemos ter corcursos para nos tecnologos, Parabens para nos Tecnologos.

  • 23/05/2010 em 20:10
    Permalink

    Prezados colegas agradeço pelo o incentivo, estamos apenas no começo de um grande desáfio. vamos em frente. O profissional Tecnólogo ainda vai dar o que falar…Abraços,

    Colegas do RJ precisamos divulgar para os Técnicos e Tecnólogos da região.

  • 24/05/2010 em 22:41
    Permalink

    Parabéns, aos tecnologos em geral, que tivemos representantes que nos ajudou a ser reconhecidos. E em breve teremos a nossa ocupação definida, sem ter a visão de que tecnologo é técnico de nível superior. Com isso poderemos também futuramente, nossa conquistas e o nosso espaço, de acordo com o nosso mérito e vontade de lutar. Tecnologos lutem para conseguirmos vencer esta batalha, que há anos vem sendo travada, por outros profissionais, que por enquanto ocupam o nosso lugar no mercado de trabalho. Essa noticia vem nos dar a alegria de que um dia venceremos e por fim teremos nosso próprio conselho.
    Tecnologo em Radiologia não desiste de suas batalhas!
    Parabêns!!!!

  • 26/05/2010 em 19:36
    Permalink

    Uma luta travada mas conquistada com meritos, parabens para nos profissionais da area da radiologia.RJ Niteroi

  • 15/06/2010 em 19:08
    Permalink

    Parabéns! Sou tecnólogo em Radiologia, atualmente na área de radioterapia em São Luís, MA. Agora é a hora de mostrarmos para todos o nosso verdadeiro valor e respeito, temos que continuar com essa batalha constante para manter esse título.

  • 29/06/2010 em 23:27
    Permalink

    sou tecnologo em radiologia barabens por tudo que vcs estão fazendo na nossa profissão tuntum maranhão

  • 01/07/2010 em 12:08
    Permalink

    sou tecnologo em radiologia aqui em Florianopolis, fico honrado e feliz por essa iniciativa de reconhecimento profissional, Parabens a todos. atuo em medicina nuclear e radioterapia.

  • 19/07/2010 em 15:32
    Permalink

    Que boas novas, irei informar o pessoal da faculdade aonde estudo.

  • 20/07/2010 em 14:19
    Permalink

    isso nos deixa com maior segurança e tranquilidade perante as classes profissional, parabens para a nossa classe de TNR

  • 24/07/2010 em 12:38
    Permalink

    Fiquei feliz,com essa noticia.
    Sou Tecnologo em Rdiologia no Rio de Janeiro,e estava totalmente arrependido da escolha deste curso,pois, quero prestar concunso para o Servico Publico e so agora fiquei sabendo da impossibilidade de tomar posse caso fosse aprovado em um concurso para Tecnico em Radiologia.
    Nunca pensei nisto,porque aqui no nao ha distincao (COM TODO RESPEITO),profissional entre o Tecnologo e o Tecnico,para as Empresas Privadas.
    Agora sabendo disso,fico seguro das possibilidades futuras.
    Posdem contar comigo para esta luta,no que for preciso.

  • 06/09/2010 em 23:26
    Permalink

    Estou realmente orguloso, por saber que tem tecnologos fazendo alguma coisa pra mudar, temos pessoas totalmente dedicadas, sou tecnologo e ainda consigo ouvir tecnicos dizendo que e a mesma coisa de tecnico e tecnologo, pra que em e tecnologo nao precisa nem responder este comentarios, pra falar a verdade tambem devemos mudar o conceito do CONTER e CRTR, colocando pessoas gabaritadas pra estar a frente, este e o unico conselho que nivel tecnico coordena, que sabe na proxima eleiçao isto mude esta na hora ja, fico a diposiçao pra qualquer ajuda.

    Att.
    Wilson Carvalho
    Tecnologo/Tecnico em Radiologia
    Latu senso Administraçao Hospitalar.


    jorge:

    isso nos deixa com maior segurança e tranquilidade perante as classes profissional, parabens para a nossa classe de TNR

  • 16/11/2010 em 23:14
    Permalink

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a todos que postaram seus comentários e dizer que estamos no caminho certo pela busca da valorização de nossa categoria. Sou tecnóloga em Radiologia aqui na bahia, sou pós-graduanda em docência do ensino superior e acredito que apartir do momento que buscamos nos aperfeiçoar, agregar conhecimento e passar esse conhecimento adiante, estamos nos fortalecendo como categoria. Sei da dificuldade que enfrentamos ao tentar dar nossa opinião acerca de determinados exames e procedimentos e precisamos mudar essa realidade, no entanto isso não será possível se não nos posicionarmos, estudarmos e lutarmos por nosso crescimento profissional. Precisamos de representação em cada esfera de governo, seja ele municipal, estadual e até federal, portanto é chegada a hora de nos mibilizarmos e concorrermos nas próximas eleições e fazer valer nosso esforço e profissionalismo, assim como enfermeiros, médicos e tantos outros profissionais da área de saúde em todo o país.
    Uma categoria grande precisa de representação, vamos as urnas e fazer valer nosso voto em prol de nossa categoria.

  • 17/11/2010 em 00:50
    Permalink

    Parabéns a nós, tanto que lutamos que conseguimos!!! Juntos somos muito fortes!!!Parabéns!!!!!

  • 14/03/2011 em 21:52
    Permalink

    Para meu amigo Fabiano de Castro Justo:

    Através desta CBO, vamos finalmente acreditar em um piso salarial diferenciado para a categoria, pois devemos ser tratados como Curso Superior

    Se nao fosse tu, não estavas em Recife. Aqui o mercado é promissor sendo q ha aproximadamente 3 anos que existe a primeira turma de tecnologos formada. Sou o segundo do estado e ja estou coma minha vida bastante encaminhada profissionalmente, graça a Deus e a voce q acreditou em mim na faculdade ULBRA.

    Um abraço do teu ex-aluno e amigo,
    Luciano Lima
    Tecnólogo em Radiologia – CRTR 15ª Região – 0002N

  • 15/03/2011 em 22:35
    Permalink

    Parabéns a todos Tecnologos por mais uma vitória!
    é com garra e determinação que as conquistas chegam e se realizam ! Unidos venceremos.

  • 12/04/2011 em 00:19
    Permalink

    Parabéns, a todos tecnólogos, sou acadêmica da primeira turma de Tecnológos em Radiologia de Mato Grosso do Sul, nossa turma se formará em 2013, mas já estamos na luta para criarmos uma classe diferenciada dos técnicos em nosso estado, aproveito a oportunidade para pedir apoio de vocês na nossa luta, nos auxiliando em como proceder
    Um abraço
    Daniele Domingues
    Acadêmica 1º semestre 1º turma de Tecnólogos em Radiologia Unigran Capital

  • 13/05/2011 em 21:08
    Permalink

    Mais uma vez fica provado que com luta e dedicação, um dia o Tecnólogo em Radiologia terá seu devido reconhecimento. Agradeço todos os alunos da Unisant´Anna de São Paulo pela foça!
    obrigado
    Fábio Barbieri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *