Cérebro: Spect de Perfusão Cerebral

O que é Spect cerebral?
O termo “Spect cerebral” na realidade significa estudo do cérebro através de imagens tomográficas de medicina nuclear, derivando do inglês “Single Photon Emission Computer Tomography-Spect”.

Basicamente, o Spect de perfusão cerebral, consiste na injeção na veia de radiofármacos lipossolúveis que apresentam a capacidade de atravessar a barreira hemato- encefálica e concentrar-se dentro das células cerebrais ( neurônios) proporcionalmente ao aporte sangüíneo e, indiretamente, proporcionalmente a demanda funcional ( metabolismo cerebral).

Os dois principais radiofármacos utilizados são o HMPAO-99mTc( hexametilpropileno – animaoxina marcado com o radioisótopo técnecio) e, no Brasil, o mais utilizado e de produção nacional pelo IPEN-SP, o ECD-99mTc( dímero etilcisteinato marcado com tecnécio).

No jargão médico, quando falamos em Spect cerebral, subentende-se estudo tomográfico da perfusão sangüínea e função cerebral ( uso dos radiotraçadores ECD-99mTc e HMPAO-99mTc).

Exceção seria com uso de radiotraçadores que expressam atividades de divisão celular (MIBI- 99mTc) ou viabilidade celular ( cloreto de tálio-201), utilizados na avaliação de tumores cerebrais.

Para que serve o exame?
O Spect de perfusão cerebral, como já dito anteriormente, possibilita a análise do fluxo sangüíneo e função ou metabolismo cerebral, podendo ser atualmente utilizado:

  • Na localização de foco epileptogênico, sendo método de fundamental importância na avaliação pré-operatória de epilepsias focais de difícil controle, idealmente em conjunto com o vídeo – EEG e ressonância magnética; após trauma,em presença de sintomas com TC/RM normal.
  • Diagnóstico precoce, planejamento e controle terapêutico, além de avaliação prognóstica de doenças cérebro – vasculares ( “AVCs”, “derrames”);
  • Critério de confirmação de suspeita de morte cerebral;
  • Diagnóstico diferencial de demências, principalmente do tipo vascular e Doença de Alzheimer precoce;
  • Investigação de distúrbios do movimento, dentre os quais a Doença de Huntington;
  • Demonstração de danos cerebrais decorrentes do uso de drogas ilícitas ( cocaína, crack e heroína);
  • Avaliação de alguns tipos de tumores cerebrais, principalmente quanto ao grau e resposta terapêutica;
  • Nas doenças neuropsiquiátricas, podendo auxiliar na investigação de síndromes depressivas, transtornos obsessivos – compulsivos e esquizofrenia.

O exame é seguro?
Os riscos são MÍNIMOS, relacionados apenas a probabilidade de reação adversa a medicamentos ( incluindo reação alérgica ), uma vez que se injeta radiotraçador cerebral em veia periférica.

Estudos médicos* da década de 90 incluindo mais de 850.000 pacientes verificaram índices MÍNIMOS de reação adversa, variando de 2 para cada 100.000 a 1,1 para cada 10.000 aplicações, ou seja, entre 0,002% a 0,01%. Como curiosidade, o tipo de reação mais verificado foi rubor cutâneo temporário ( pele avermelhada ), não se observando nenhuma reação grave que necessitou de hospitalização ou que tenha causado sequela para saúde.

Apenas para comparação, o risco de reação adversa relacionada aos exames de medicina nuclear chega a ser até 1.000 vezes menor que o risco de reação aos contrastes iodados utilizados nas radiografias e tomografias contrastadas.
A radiação empregada no exame faz mal para saúde?
NÃO existe dano ou risco para o paciente nas doses de radiação habitualmente utilizadas nos procedimentos diagnósticos de medicina nuclear.

A exceção seria no caso de mulheres gestantes ( principalmente no 1º trimestre) e em amamentação, pois devido a maior sensibilidade do feto e do recém nascido, evita-se a exposição a qualquer nível de radiação, sendo portanto contra – indicado a realização de exames de medicina nuclear em gestantes e mulheres em amamentação, salvo casos especiais previamente discutidos com médico responsável.

Como é realizada a Spect cerebral?
Antes do início do exame, após fornecer dados para ficha cadastral e eventual liberação de guias na recepção da clínica, onde será realizado uma entrevista rápida, no intuito de obter informações pertinnentes a respeito dos seus antecedentes de saúde. Esta entrevista também poderá ser feita pelo médico – nuclear, antes ou depois do exame.

Por tratar-se de exame que avalia função e metabolismo cerebral, há necessidade prévia de repouso em ambiente escuro e silencioso ( mínimos estímulos visuais e auditivos) , com repouso em maca na sala apropriada e punção prévia de acesso venoso. Após cerca de 10-15 minutos em repouso, será injetado o radiofármaco através do acesso venoso pré – existente.

Uma vez injetado o radiofármaco, o tempo de concentração ideal no cérebro para obtenção das imagens é de 15 a 40 minutos. Após este intervalo de tempo, será realizado estudo tomográfico ( Spect), com posicionamento do aparelho junto ao crânio. Será colocado apoio especial de cabeça, com bandagem para evitar movimentação que prejudique a qualidade das imagens cerebrais.

Evite ficar ansioso, evite abrir os olhos e evite conversar no momento da injeção. Fique calmo! O acesso venoso já existe, não sendo mais necessário qualquer punção e sensação de dor no momento da injeção. A dose de radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), com probabilidade quase nula de reação alérgica.

O aparelho de medicina nuclear (“gama – câmara”) realizará uma trajetória circular de 360º, passando muito próximo do crânio. NÃO mexa a cabeça e evite movimentos do tronco, pois dependendo do grau de movimentação pode ser necessário repetir o exame.

Imagens

Abaixo são mostrados dois tipos de imagens axiais da perfusão cerebral Estudos SPECT com ECD-99m Tc. As duas linhas são de um estudo de base eo segundo duas linhas são realizadas após a administração intravenosa de umacetazolamide (Diamox). Como você interpreta este estudo?

spect cerebral

Existe alguma restrição após o término do exame?
Quanto aos cuidados após o exame de Spect Cerebral, o (a) paciente deverá permanecer afastado ( a) de gestantes e crianças de colo por pelo menos 24 horas, período necessário para que os níveos de radiação cheguem a valores insignificantes. Não há necessidade de afastamento do trabalho após o exame, exceto em casos de contato constante com gestantes e crianças de colo ( trabalho em berçário, maternal, creche etc.),sendo, quando necessário, emitido atestado de afastamento por 2 dias a contar da data da cintilografia.

Os dados clínicos

Um macho de 80 anos tem uma história de um AVC no lado esquerdo e passa por um reforço Diamox perfusão cerebral varredura para avaliar a reserva cerebro-vascular.

Imagens

Abaixo são mostrados dois tipos de imagens axiais da perfusão cerebral Estudos SPECT com ECD-99m Tc. As duas linhas são de um estudo de base eo segundo duas linhas são realizadas após a administração intravenosa de umacetazolamide (Diamox). Como você interpreta este estudo?

Fonte: <http://www.nuclevel.com.br/exame.php?id=7> acessado 2 de maio de 2010;

Fonte figura: < http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.dhmc.org/dhmc-internet-upload/file_collection/cnsweb.cns4135.spect.jpg&imgrefurl=http://www.dhmc.org/webpage.cfm%3Fgsec_id%3D1508%26item_id%3D38248%26org_id%3D72%26sec_id%3D5758%26site_id%3D2%26printable%3Dtrue&usg=__hBjmPawtN_aXvpjW0uCjNth6bPM=&h=1018&w=1024&sz=104&hl=pt-BR&start=3&itbs=1&tbnid=uWzEuf_M3U9eVM:&tbnh=149&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3Dspect%2Bcerebral%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1> acessado 2 de maio de 2010

Tatiane Lessa

Responsável pela coluna de Medicina Nuclear Currículo: -Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina-FASM -Participações em eventos: - Congresso da Semana da Radiologia da Faculdade Santa Marcelina de 2005 á 2009. - Área de atuação: Medicina Nuclear

3 comentários em “Cérebro: Spect de Perfusão Cerebral

  • 03/06/2010 em 02:26
    Permalink

    Caro leitor caso tenha alguma duvida ou sugestão comente

  • 30/09/2010 em 08:27
    Permalink

    estou precisando fazer este exame aqui no rio de janeiro mas nao encontro nenhum lugar que faça.
    poderia me ajudar?
    obrigada!!!

  • 14/02/2011 em 08:31
    Permalink

    Meu pai tem 81 anos e, recentemente, teve uma hemorragia gástrica e os batimentos cardíacos estão mais fracos. Ele necessita fazer o exame de cintilogradia de perfusão cerebral spect e estou preocupada com os riscos da injeção do radiofármaco.
    Quais as contraindicações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *