Cérebro: Spect de Perfusão Cerebral
O que é Spect cerebral?
O termo “Spect cerebral” na realidade significa estudo do cérebro através de imagens tomográficas de medicina nuclear, derivando do inglês “Single Photon Emission Computer Tomography-Spect”.
Basicamente, o Spect de perfusão cerebral, consiste na injeção na veia de radiofármacos lipossolúveis que apresentam a capacidade de atravessar a barreira hemato- encefálica e concentrar-se dentro das células cerebrais ( neurônios) proporcionalmente ao aporte sangüíneo e, indiretamente, proporcionalmente a demanda funcional ( metabolismo cerebral).
Os dois principais radiofármacos utilizados são o HMPAO-99mTc( hexametilpropileno – animaoxina marcado com o radioisótopo técnecio) e, no Brasil, o mais utilizado e de produção nacional pelo IPEN-SP, o ECD-99mTc( dímero etilcisteinato marcado com tecnécio).
No jargão médico, quando falamos em Spect cerebral, subentende-se estudo tomográfico da perfusão sangüínea e função cerebral ( uso dos radiotraçadores ECD-99mTc e HMPAO-99mTc).
Exceção seria com uso de radiotraçadores que expressam atividades de divisão celular (MIBI- 99mTc) ou viabilidade celular ( cloreto de tálio-201), utilizados na avaliação de tumores cerebrais.
Para que serve o exame?
O Spect de perfusão cerebral, como já dito anteriormente, possibilita a análise do fluxo sangüíneo e função ou metabolismo cerebral, podendo ser atualmente utilizado:
- Na localização de foco epileptogênico, sendo método de fundamental importância na avaliação pré-operatória de epilepsias focais de difícil controle, idealmente em conjunto com o vídeo – EEG e ressonância magnética; após trauma,em presença de sintomas com TC/RM normal.
- Diagnóstico precoce, planejamento e controle terapêutico, além de avaliação prognóstica de doenças cérebro – vasculares ( “AVCs”, “derrames”);
- Critério de confirmação de suspeita de morte cerebral;
- Diagnóstico diferencial de demências, principalmente do tipo vascular e Doença de Alzheimer precoce;
- Investigação de distúrbios do movimento, dentre os quais a Doença de Huntington;
- Demonstração de danos cerebrais decorrentes do uso de drogas ilícitas ( cocaína, crack e heroína);
- Avaliação de alguns tipos de tumores cerebrais, principalmente quanto ao grau e resposta terapêutica;
- Nas doenças neuropsiquiátricas, podendo auxiliar na investigação de síndromes depressivas, transtornos obsessivos – compulsivos e esquizofrenia.
O exame é seguro?
Os riscos são MÍNIMOS, relacionados apenas a probabilidade de reação adversa a medicamentos ( incluindo reação alérgica ), uma vez que se injeta radiotraçador cerebral em veia periférica.
Estudos médicos* da década de 90 incluindo mais de 850.000 pacientes verificaram índices MÍNIMOS de reação adversa, variando de 2 para cada 100.000 a 1,1 para cada 10.000 aplicações, ou seja, entre 0,002% a 0,01%. Como curiosidade, o tipo de reação mais verificado foi rubor cutâneo temporário ( pele avermelhada ), não se observando nenhuma reação grave que necessitou de hospitalização ou que tenha causado sequela para saúde.
Apenas para comparação, o risco de reação adversa relacionada aos exames de medicina nuclear chega a ser até 1.000 vezes menor que o risco de reação aos contrastes iodados utilizados nas radiografias e tomografias contrastadas.
A radiação empregada no exame faz mal para saúde?
NÃO existe dano ou risco para o paciente nas doses de radiação habitualmente utilizadas nos procedimentos diagnósticos de medicina nuclear.
A exceção seria no caso de mulheres gestantes ( principalmente no 1º trimestre) e em amamentação, pois devido a maior sensibilidade do feto e do recém nascido, evita-se a exposição a qualquer nível de radiação, sendo portanto contra – indicado a realização de exames de medicina nuclear em gestantes e mulheres em amamentação, salvo casos especiais previamente discutidos com médico responsável.
Como é realizada a Spect cerebral?
Antes do início do exame, após fornecer dados para ficha cadastral e eventual liberação de guias na recepção da clínica, onde será realizado uma entrevista rápida, no intuito de obter informações pertinnentes a respeito dos seus antecedentes de saúde. Esta entrevista também poderá ser feita pelo médico – nuclear, antes ou depois do exame.
Por tratar-se de exame que avalia função e metabolismo cerebral, há necessidade prévia de repouso em ambiente escuro e silencioso ( mínimos estímulos visuais e auditivos) , com repouso em maca na sala apropriada e punção prévia de acesso venoso. Após cerca de 10-15 minutos em repouso, será injetado o radiofármaco através do acesso venoso pré – existente.
Uma vez injetado o radiofármaco, o tempo de concentração ideal no cérebro para obtenção das imagens é de 15 a 40 minutos. Após este intervalo de tempo, será realizado estudo tomográfico ( Spect), com posicionamento do aparelho junto ao crânio. Será colocado apoio especial de cabeça, com bandagem para evitar movimentação que prejudique a qualidade das imagens cerebrais.
Evite ficar ansioso, evite abrir os olhos e evite conversar no momento da injeção. Fique calmo! O acesso venoso já existe, não sendo mais necessário qualquer punção e sensação de dor no momento da injeção. A dose de radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), com probabilidade quase nula de reação alérgica.
O aparelho de medicina nuclear (“gama – câmara”) realizará uma trajetória circular de 360º, passando muito próximo do crânio. NÃO mexa a cabeça e evite movimentos do tronco, pois dependendo do grau de movimentação pode ser necessário repetir o exame.
Imagens
Abaixo são mostrados dois tipos de imagens axiais da perfusão cerebral Estudos SPECT com ECD-99m Tc. As duas linhas são de um estudo de base eo segundo duas linhas são realizadas após a administração intravenosa de umacetazolamide (Diamox). Como você interpreta este estudo?
Existe alguma restrição após o término do exame?
Quanto aos cuidados após o exame de Spect Cerebral, o (a) paciente deverá permanecer afastado ( a) de gestantes e crianças de colo por pelo menos 24 horas, período necessário para que os níveos de radiação cheguem a valores insignificantes. Não há necessidade de afastamento do trabalho após o exame, exceto em casos de contato constante com gestantes e crianças de colo ( trabalho em berçário, maternal, creche etc.),sendo, quando necessário, emitido atestado de afastamento por 2 dias a contar da data da cintilografia.
Os dados clínicos
Um macho de 80 anos tem uma história de um AVC no lado esquerdo e passa por um reforço Diamox perfusão cerebral varredura para avaliar a reserva cerebro-vascular.
Imagens
Abaixo são mostrados dois tipos de imagens axiais da perfusão cerebral Estudos SPECT com ECD-99m Tc. As duas linhas são de um estudo de base eo segundo duas linhas são realizadas após a administração intravenosa de umacetazolamide (Diamox). Como você interpreta este estudo?
Fonte: <http://www.nuclevel.com.br/exame.php?id=7> acessado 2 de maio de 2010;
Caro leitor caso tenha alguma duvida ou sugestão comente
estou precisando fazer este exame aqui no rio de janeiro mas nao encontro nenhum lugar que faça.
poderia me ajudar?
obrigada!!!
Meu pai tem 81 anos e, recentemente, teve uma hemorragia gástrica e os batimentos cardíacos estão mais fracos. Ele necessita fazer o exame de cintilogradia de perfusão cerebral spect e estou preocupada com os riscos da injeção do radiofármaco.
Quais as contraindicações?