Tomografia Computadorizada

tomografo64canaisA construção da primeira máquina de tomografia ocorreu em 1972 no “THORN EMI Central Research Laboratories”, em Inglaterra, por Godfrey Newbold Hounsfield. Uma grande parte da pesquisa foi suportada graças à contribuição da banda The Beatles, sendo considerada um dos seus maiores legados, a par com a sua música

A TC baseia-se nos mesmos princípios que a radiografia convencional, segundo os quais tecidos com diferente composição absorvem a radiação X de forma diferente. Ao serem atravessados por raios X, tecidos mais densos, como o fígado, ou com elementos mais pesados, como o cálcio dos ossos, absorvem mais radiação que tecidos menos densos, como o pulmão, que está cheio de ar.

A principal vantagem da TC é que permite o estudo de “fatias” ou secções transversais do corpo, ao contrário do que é dado pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. É assim obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida, ou seja a TC permite a visualização em 3 dimensões, permitindo um diagnóstico bem mais elaborado e preciso.

Desta forma, é possível a detecção ou o estudo de anomalias que não seria possível senão através de métodos invasivos, sendo assim um exame complementar de diagnóstico de grande valor.

Fonte: < http://www.hospitalkoala.com.br/main.php?core=esp&un=2&es=25> acessado 2 de junho de 2010

Fonte da Imagem: http://www.hospitalespanhol.com.br/noticias/noticias/hospital-espanhol-investe-em-reestruturacao-de-seu-cdi/images/tomografo64canais.jpg  Acessado em 2 junho de 2010.

Tatiane Lessa

Responsável pela coluna de Medicina Nuclear Currículo: -Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina-FASM -Participações em eventos: - Congresso da Semana da Radiologia da Faculdade Santa Marcelina de 2005 á 2009. - Área de atuação: Medicina Nuclear

2 comentários em “Tomografia Computadorizada

  • 03/06/2010 em 02:26
    Permalink

    Caro leitor caso tenha alguma duvida ou sugestão comente

  • 22/10/2010 em 21:07
    Permalink

    gostaria de obter mais detalhes sobre este tipo de exame com procedimentos medicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *