O que você tem feito pela sua empregabilidade?

 empregabilidade

Uma das principais perguntas que você deve se fazer a respeito da sua carreira é: O que eu fiz para aumentar a minha empregabilidade neste ano?

 

 

 

Esta é uma questão simples, mas que poucos profissionais se fazem durante o ano. Alguns por desconhecimento ou desinteresse sobre os rumos da própria carreira, outros para evitar a dor da resposta e poucos, poucos mesmo são os profissionais que fazem deste auto-questionamento um recurso usado periodicamente para avaliar e orientar o plano de carreira.

 

Questionar-se sobre o grau de empregabilidade faz o profissional pensar sobre suas habilidades, seus pontos fracos e suas potencialidades.  Não fazer esta auto-avaliação periódica é como fechar os olhos para o futuro da sua carreira e vê-la ser carregada pelas ondas de acontecimentos e pelos interesses de outras pessoas e não pelos próprios projetos.

 

Para quem quer tornar esta avaliação um hábito, segue alguns temas sobre os quais você deve refletir, com calma, sinceridade e detalhamento:

 

* Cursos realizados – quais foram os principais conhecimentos adquiridos durante este ano? Foram através de cursos? E o que você aprendeu de importante através da experiência no dia-a-dia?

 

* Participação em projetos importantes – de que maneira você contribuiu para o sucesso dos projetos profissionais que você participa?

 

* Promoções recebidas – você está sendo valorizado? Deveria estar?

 

* Relacionamento inter-pessoal – como se deram os seus relacionamentos profissionais durante o ano?

 

* Rede de contatos profissionais – a sua rede de contatos profissionais (networking) aumentou ou diminuiu? Você é freqüentemente lembrado para participar de eventos profissionais? É indicado para trabalhos com freqüência?

 

* Comunicação – você investiu na melhoria da sua comunicação? De que maneira?

 

* Nível de informação – podemos te considerar uma pessoa bem informada? Você sabe usar positivamente as informações que tem acesso?

 

* Saúde – este ano foi bom para a sua saúde? Tem cuidado corretamente dela?

 

* Finanças – sua vida financeira tem ajudado ou atrapalhado o seu descanso e conseqüentemente a sua carreira? O que você tem feito a respeito?

 

Estes são apenas alguns temas para reflexão, com estas informações você poderá ter uma percepção melhor sobre o que está indo bem e pode ser melhorado e que pontos você precisa se esforçar mais para melhorar a sua empregabilidade. 

 

Texto de: Luciano Leite. Psicólogo, professor e consultor.

Fonte: Profissional de Sucesso

http://www.profissionaldesucesso.com.br/CarreiraComovaiasuaempregabilidade/tabid/952/Default.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *