Cientistas testam vacina contra câncer de pele

vacinaCientistas norte-americanos da Rush University, em Chicago, estão empenhados em estudar com profundidade a vacina que atua no combate ao vírus do herpes. O motivo é que a droga teve efeitos positivos contra o mais perigoso tipo de câncer de pele, o melanoma. O estudo entra na fase três, a última antes do início da comercialização de um medicamento.

Tudo começou quando a vacina foi aplicada de forma acidental em uma amostra de célula cancerosa e um vírus presente no medicamento converteu-se num agente que combate às células doentes sem causar danos às células saudáveis. Associado a isso, foi descoberto que a vacina contra o herpes tem agentes biológicos que auxiliam o sistema imunológico a combater ao melanoma.

Na segunda fase da pesquisa, oito pacientes, dos 50 que estavam fazendo o tratamento para o melanoma e receberam a vacina contra o herpes, se recuperaram do câncer. Outros quatro tiveram uma excelente resposta à vacina e se curaram depois de uma cirurgia.
Agora, na terceira fase, os pesquisadores irão aplicar a vacina em 430 pacientes. Eles receberão a injeção nos tumores de 15 em 15 dias durante cerca de 24 sessões. Os cientistas vão acompanhar os pacientes por dois anos.

Fonte: INCA http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2010/vacina_cancer_pele_teste
Imagem:http://www.marialva.pr.gov.br/noticia/images/noticias/1217248940_1.jpg

Acessado em 16/062010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *