A importância dos Ensaios Não Destrutivos

plataforma BR

Uns dos avanços tecnológicos mais importantes na engenharia possam ser atribuídos aos ensaios não destrutivos. Eles investigam a sanidade dos materiais sem, contudo destruí-los ou introduzir quaisquer alterações nas suas características.

Esta matéria mostra a importância dos ensaios não destrutíveis em nossas vidas confira.

Quando pensamos em aeronaves, automóveis, metro, trens, navios, submarinos, e outras, todas estas máquinas não poderiam ter um bom desempenho não fossem a qualidade do projeto mecânico, dos materiais envolvidos, dos processos de fabricação e montagem, inspeção e manutenção.

Todo esse elevado grau de tecnologia foi desenvolvido e aplicado para um fim comum, que é assegurar e proteger a vida daqueles que depende de alguma forma, do bom funcionamento dessas máquinas, quer sejam nas indústrias automobilísticas, petróleo e petroquímicas, geração de energia inclusive nuclear, siderúrgica, naval e aeronáutica.

Hoje no mundo moderno, a globalização nestes segmentos industriais fez aumentar o número de projetos e produtos de forma multinacional. Usinas elétricas, plantas petroquímicas, aviões, podem ser projetados em um país e construídos em outro, com equipamentos e matéria prima fornecidos pelo mundo todo. Esta revolução global tem como conseqüência a corrida por custos menores e pressão da concorrência.

Sendo assim, como garantir que os materiais, componentes e processos utilizados tenham a qualidade requerida? Como garantir a isenção de defeitos que possam comprometer o desempenho das peças? Como melhorar novos métodos e processos e testar novos materiais?

As respostas para estas questões estão em grande parte na inspeção e conseqüentemente na aplicação dos Ensaios Não Destrutivos.

Uns dos avanços tecnológicos mais importantes na engenharia possam ser atribuídos aos ensaios não destrutivos. Eles investigam a sanidade dos materiais sem, contudo destruílos ou introduzir quaisquer alterações nas suas características.
Aplicados na inspeção de matéria prima, no controle de processos de fabricação e inspeção final, os ensaios não destrutivos constituem uma das ferramentas indispensáveis para o controle da qualidade dos produtos produzidos pela indústria moderna.

Quando se deseja inspecionar peças com finalidade de investigar sobre defeitos internos, a Radiografia e o Ultra-som são poderosos métodos que podem detectar com alta sensibilidade descontinuidades com poucos milímetros de extensão.

Usados principalmente nas indústrias de petróleo e petroquímica, nuclear, alimentícia, farmacêutica, geração de energia para inspeção principalmente de soldas e fundidos, e ainda na indústria bélica para inspeção de explosivos, armamento e mísseis, a radiografia e o ultra-som desempenham papel importante na comprovação da qualidade da peça ou componente em conformidade com os requisitos das normas, especificações e códigos de fabricação.

Usados também na qualificação de soldadores e operadores de soldagem, a radiografia e ultra-som proporcionam registros importantes para a documentação da qualidade.

Fonte: ANDREUCCI, R Radiologia Industrial.
Disponível em http://www.abende.org.br/down2/radiologia_ind.pdf
Acessado em 19/07/2010

Imagem: http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/09/plataforma_construindo.jpg Acessado em 19/07/2010

5 comentários em “A importância dos Ensaios Não Destrutivos

  • 11/08/2010 em 00:07
    Permalink

    Com minhas cordiais saudações, solicito a possibilidade de divulgação da nossa 1ª Jornada Norte-Nortdeste de Tecnologia Radiológica, a ser realizada nos dias 03, 04 e 05 de setembro de 2010, com a temática da SUSTENTABILIDADE, conforme nosso site: http://WWW.CRTRCE.COM.BR. agradeço profundamente a cooperação e desde já coloco-me à inteira disposição de uma parceria com Vossas Senhorias. Contato (85) 91430067/32511551. Um Abraço fraterno.

  • 26/08/2010 em 16:41
    Permalink

    gostaria de informar se a pessoa já estiver o R.I.A qualificado pelo cnen ele pode já trabalhar na plataforma ou precisa de mais qualificação como soldagem , salvatagem e curso especializado de embarcação da marinha .porque ja tenho tudo isso so falta o R.I.A tire minhas duvida que tipo de curso ainda falta para trabalhar na plataforma eu agradeço.

  • 22/09/2010 em 09:44
    Permalink

    É vital este trabalho. Porque na especialidade técnica há ainda uma carência de comentários que
    somam e não subtraem a falta de conhecimento que permeia os profissionais técnicos de vários setores.

    Com gratidão.
    Marcelo

  • 22/02/2011 em 13:50
    Permalink

    Esse trabalho Presidente Salomão está sendo um dos mais importantes até hoje no estado do Ceará. O senhor esta nos mostrando que ainda existe alguma expectativas na visão de especialidade técnica. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que o senhor esta desenvolvendo e pela sua equipe também. Um grande abraço Madalena Roseo…

  • 22/02/2011 em 13:56
    Permalink


    Madalena:

    Esse trabalho Presidente Salomão está sendo um dos mais importantes até hoje no estado do Ceará. O senhor esta nos mostrando que ainda existe alguma expectativa na visão de especialidade técnica. Parabéns pelo trabalho maravilhoso que o senhor esta desenvolvendo e pela sua equipe também. Um grande abraço Madalena Roseo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *