Educação: A Chave para o Sucesso Profissional

diplomaO mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige que estejamos nos atualizando constantemente

Até pouco tempo atrás as oportunidades profissionais para quem tinha pouca escolaridade e formação profissional eram maiores e mais freqüentes. Com o avanço da tecnologia e o aumento de pessoas procurando emprego cresceram também as exigências feitas aos candidatos que concorrem as poucas vagas em aberto.

Funções consideradas mais simples e que, teoricamente, exigiam menos conhecimentos estão a cada dia sendo disputadas por candidatos mais escolarizados e com maior experiência profissional.

Ao mesmo tempo as profissões que antigamente eram garantia de emprego e renda, estão sofrendo mudanças rápidas em virtude do mercado competitivo, dos avanços tecnológicos e da avalanche de novos profissionais que se formam nas faculdades todos os anos.

Em um cenário como estes os mais pessimistas vem sinais de tempos difíceis para todos com poucas ofertas de trabalho, salários baixos e índices alarmantes de desemprego.

Já os especialistas em mercado de trabalho crêem que estas previsões serão certeiras somente para aqueles que não investirem na melhor alternativa para enfrentar esta situação: a educação.

Não importa se o profissional já é formado ou não, se tem muita ou pouca experiência, o que é certo para todos nós é que estudar é o único caminho para continuarmos sendo úteis profissionalmente nesta nova realidade.

O segredo em aceitar com tranqüilidade e satisfação, esta exigência pelo aprendizado constante, é fazer e estudar o que se gosta e o que se tem prazer.

Assim como o profissional mais experiente sabe que precisa continuar estudando, mesmo depois de formado, para acompanhar e influir nesta nova realidade, o jovem que está decidindo sua carreira também deve levar isto em conta.

O estudo nos deixa antenados com o mundo, faz com que tenhamos condições de participar desta nova realidade, desenvolve nossas potencialidades e nos faz mais humanos.

Pense nisto quando você estiver indeciso se volta ou não a estudar, quando estiver escolhendo uma profissão e até quando a preguiça e o cansaço estiverem tentando te convencer que estudar não é importante: não existe sucesso sem esforço!

Fonte: profissional de sucesso http://www.profissionaldesucesso.com.br/EmpregabilidadeAChavedoSucessoProfissional/tabid/1603/Default.aspx

Imagem: http://201.34.35.249/site/fotos/imagens/diploma.jpg Acessado em 10/08/2010

Um comentário em “Educação: A Chave para o Sucesso Profissional

  • 10/08/2010 em 22:37
    Permalink

    Nao podemos deichar de aprimorar nossos conhecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *