Anatomia por TC: Tórax – Mediastino inferior parte 3 (mediastino inferior médio)

ct ilustração 03A ilustração indica uma secção horizontal do tórax. Essa secção evidencia as câmaras ventriculares cardíacas, vasos da base e vísceras do mediastino posterior. Essa será a última imagem em secção horizontal.

No coração, os ventrículos (ventriculus, do latim, pequeno ventre), representam dois terços da massa miocárdica. As fibras musculares ventriculares se inserem no esqueleto fibroso do coração (plano valvar), e se dispõem em espiral, formando um oito, na região do ápice cardíaco.

A parede ventricular esquerda é cerca de duas vezes mais espessa que do ventrículo direito. A pressão ventricular exercida durante a sístole no lado direito é quatro vezes menor.

Os ventrículos são as câmaras cardíacas mais importantes do coração. Alem de exercerem o papel ejetor (durante a sístole), conseguem, durante seu relaxamento, aspirar o sangue contido nas câmaras atriais (em sua diástole).

A imagem de tomografia computadorizada abaixo evidencia a câmaras ventriculares cardíacas e estruturas do mediastino posterior.

ct torax 03

1- Átrio direito;

2- Ventrículo direito;

3- Ventrículo esquerdo;

4 – Seio coronário. Formado pela união das veias cardíacas magna (interventricular anterior) e cardíaca média (interventricular posterior). Recebe outras veias cardíacas menores, para desembocar na parede posterior do átrio direito. Conduz sangue rico em gás carbônico.

5- Veia cava inferior;

6- Parte descendente torácica da aorta;

7- Veia ázigo;

8 – Parte torácica do esôfago.

Bons estudos sempre!

3 comentários em “Anatomia por TC: Tórax – Mediastino inferior parte 3 (mediastino inferior médio)

  • 19/08/2010 em 22:51
    Permalink

    Meu Prof do curso técnico elogiou sua matéria e indicou para o pessoal da sala.

  • 29/08/2011 em 12:16
    Permalink

    O seio coronário é vestígio do corno esquerdo do seio venoso do embrião, portanto, sua formação se dá pela união das veias interventricular anterior e oblíqua do átrio esquerdo (veia cava superior esquerda embrionária); podemos encontrar alguns autores que na tentativa de facilitar o limite e visualização desta formação, adota a união das veias interventricular anterior e marginal esquerda como início do seio coronário.

  • 17/09/2012 em 18:43
    Permalink

    A anatomia medica e um estudo muito interessante e de grande importancia para o ser humano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *