Exames radiológicos colocam em risco saúde do paciente

Radiaçao

Em alguns países a exposição radiológica causada por equipamentos médicos já ultrapassa os casos de exposição por fontes naturais

Uma série de estudos publicados nos últimos anos na revista científica “Radiologia Brasileira” apontam que pacientes brasileiros são expostos desnecessariamente a altos índices de radiação durante exames de raios X e tomografia.

Os dados foram levantados em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Paraná e Pernambuco. Segundo os pesquisadores o alto índice de exposições sem necessidade é dado por uma série de razões, entre elas estão: equipamentos radiológicos descalibrados, funcionários mal treinados sobre a dose de radiação adequada a ser aplicada e a indicação de exames sem necessidade.

De acordo com relatório divulgado em agosto pela Organização das Nações Unidas (ONU), este problema é global e afeta principalmente países com bons índices de tratamentos de saúde,

A cada ano, são realizados cerca de 3,6 bilhões de radiografias no mundo, 40% a mais em relação à ultima década. Em alguns países a exposição radiológica causada por equipamentos médicos já ultrapassa os casos de exposição por fontes naturais, como a radiação solar.

O Colégio Brasileiro de Radiologia (CRB) afirma que é preciso difundir entre a comunidade médica e a população que este tipo de exame deve ser feito apenas em casos de real necessidade. O CRB criou sua primeira comissão de radioproteção para elaborar diretrizes sobre o nível de radiação adequado em diferentes exames de imagem

Fonte: http://www.saudebusinessweb.com.br/noticias/index.asp?cod=71580

2 comentários em “Exames radiológicos colocam em risco saúde do paciente

  • 29/11/2010 em 16:14
    Permalink

    olá, Passoal do ( CRB ) estou passanto por diverços problema de saude, mais lir algo sobre a contaminação do organismo Humano em relação a exposição e doenças causadas por tipo de axames. Porque já fiz dezenas deles como. Varias radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas.
    Tenho muitas tonturas, nauseas, calor no centro da cabeça, dor na lateral da cabeça lado direito ardência nos olhos.
    Estou aposentado por Invalidez há quatro anos e sempre passo mal com o calor e onde tem muito barrulho e gentes falando ao mesmo tempo, minha cabeça ferve e fico muito ancioso e agitado.
    Vocês pode mim ajudar com uma resposta favoravél aos meu sintomas.

    Grande abraço.
    Muito obrigado.
    Eddy santos

  • 12/03/2011 em 20:13
    Permalink

    boa noite ,sou tec. em radiologia ,realmente o respeito pelo paciente acabou ,principalmente pelos aqueles que se encotra-se na utis ,com logas datas de enternaçoes ,onde a distancia de um para outro nao chea a 2 metros de distancia.gosatria de saber mas sobre esse tipo de agravo,pois aqui a rotina feitas nas utis virou caso de demisao,obrigado fica aguardando respostas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *