Radiologia Forense

medicina_legalA Medicina Legal ou Forense é a especialidade que, utilizando os conhecimentos técnico-científicos de todas as ciências que subsidiam a Medicina, tais como a Biologia, a Física, a Química e outras, presta esclarecimentos para a atuação da Justiça. A sua prática se dá através da Perícia Médica.

No Brasil, a atuação dos peritos médicos legistas, que são os peritos oficiais, está prevista no Código de Processo Penal.

Na variada temática objeto da Medicina Legal, pode-se traduzir sua divisão, da seguinte forma:
Antropologia forense – Procede ao estudo da identidade e identificação, como a datiloscopia, papiloscopia, irologia, exame de DNA, etc., estabelecendo critérios para a determinação indubitável e individualizada da identidade;Traumatologia forense – Estudo das lesões e suas causas

Asfixiologia forense – analisa as formas acidentais ou criminosas, homicídios e autocídios, das asfixias, sob o prisma médico e jurídico (esganadura, estrangulamento, afogamento, soterramento, etc.)

Sexologia forense – Trata da Erotologia, Himenologia

Obstetrícia forense, analisando a sexualidade em seu tríplice aspecto quanto aos efeitos sociais: normalidade, patológico e criminológico; Tanatologia – Estudo da morte e do morto;

Antropologia física forense
A antropologia física forense trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido a sua grande relação com a biologia e a osteologia. Também examina, quando possível, as causas da morte, retratando e reconstituindo a cena da morte, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses.

Datiloscopia
É o processo de identificação humana por meio das impressões digitais.
A datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia, que abrange ainda: a quiroscopia (identificação das impressões palmares); a podoscopia (identificação das impressões plantares); a poroscopia (identificação dos poros); e a critascopia (identificação das cristas papilares).

Traumatologia Forense
A Traumatologia Forense tem por objeto o estudo dos efeitos na pessoa das agressões físicas e morais, como também a determinação de seus agentes causadores.
Este reconhecimento é feito através do exame pericial na vítima, denominado exame de corpo de delito, pelo qual se atribui a extensão dos danos provocados.

Radiologia Forense – IML
É a Parte da radiologia que se relaciona com a criminalística, onde o Técnico em Radiologia pode trabalhar no IML, ajudando a recuperar provas de crime em um cadáver. Ex: PAF: Projétil de Arma de Fogo PAB: Perfuração Por Arma Branca

Nos Aeroportos na detecção de drogas em malas,na segurança de presídios para impedir a entrada de aparelhos celulares, armar e drogas, o técnico em radiologia forense executa suas atribuições executa suas atribuições juntamente com um médico legal, ou médico legista do serviço.

Fonte: http://broonell.blogspot.com/radiologia-forense.html Acessado em 29/09/2010

28 comentários em “Radiologia Forense

  • 30/09/2010 em 18:10
    Permalink

    Olá tenho visto muitos artigos sogre radiologia forense,mas nenhum me responde ONDE POSSO ENCONTRAR O CURSO.?
    obrigadaaa

  • 21/10/2010 em 15:53
    Permalink

    Onde posso fazer o curso de radiologia forense, já que sou formada em tecnologa em radiologia?

    Grata.

  • 03/11/2010 em 15:49
    Permalink

    Olá tambem gostaria de saber onde posso encontrar esses cursos ?????????????/

    obrigado

  • 05/11/2010 em 15:43
    Permalink

    Oi, sou Técnica em Radiologia, Moro na Bahia e queria prestar concurso para papiloscopista ( concurso da Polícia Federal). Não tenho esse curso de espicialização. Se tivesse… Gostaria de saber se num concurso, eu seria auxiliar de papiloscopista ou seria papiloscopista? Ja que hoje não somente o Tecnólogo pode trabalhar nessa área!

    Obrigada!

  • 12/11/2010 em 01:45
    Permalink

    Pois é pessoal, também tenho muita vontade de estudar Antropologia Forense, Radiologia Forense, mas, no Brasil, não tem esse curso. Tem Antropologia Forense na universidade de Lisboa, em Portugal, o curso custa cerca de R$5000,00 e equivale ao primeiro ano de um mestrado, porém é apenas uma especialização. A nossa opção, tanto na área de Radiologia, quanto na de Antropologia, é passar em um concurso que esteja de acordo com a área. Por exemplo, um técnico em radiologia pode fazer uma prova para entrar no IML. Assim, atuará com Radiologia Forense. Um Tecnólogo em Radiologia poderá fazer prova para perito ou investigador da PF. Ou quem sabe até para papiloscopista. Fonte: http://www.iscsp.utl.pt

  • 17/01/2011 em 19:09
    Permalink

    Gostaria de saber onde encontro o curso de especialização em radiologia forense, pois, estou para me formar em radiologia e gostaria de me especializa nessa area.

    Beijos.

  • 28/01/2011 em 18:05
    Permalink

    tenho muito intersse na especializacao, onde faço e quanto custa

  • 31/01/2011 em 22:53
    Permalink


    Naiara:

    Oi, sou Técnica em Radiologia, Moro na Bahia e queria prestar concurso para papiloscopista ( concurso da Polícia Federal). Não tenho esse curso de espicialização. Se tivesse… Gostaria de saber se num concurso, eu seria auxiliar de papiloscopista ou seria papiloscopista? Ja que hoje não somente o Tecnólogo pode trabalhar nessa área!
    Obrigada!

  • 24/03/2011 em 20:31
    Permalink

    me envia o endereçço de instituição onde faz especialização em forense em são paulo 1
    1 abraço

  • 10/04/2011 em 10:49
    Permalink

    • Oi, sou Técnico em Radiologia, Moro na Belém e queria saber onde tem curso. Não tenho esse curso de espicialização. Se tivesse… Gostaria de saber se num concurso, eu seria auxiliar de papiloscopista ou seria papiloscopista? E quero fazer esse curso mais rápido possível.
    Obrigado!

  • 27/04/2011 em 10:15
    Permalink

    queria saber aqui no rio de janeiro onde posso encontrar esse curso de radiologia forense por favor me manden imail por favor

  • 03/06/2011 em 10:54
    Permalink

    Olá pessoal, especialização em Radiologia Forense, não sei se existe no Brasil,mas eu fiz um curso de Especialização em Pericia Criminal e Biologia Forense na Unipos-Unorp em São Jose do Rio em Preto interior de São Paulo. Com a especialização você pode partir para várias áreas de pericia. Quanto ao concurso de papiloscopista existe a vaga para papiloscopista e auxiliar de papiloscopista, uma ensino superior e outra ensino médio ou fundamental, não sei ao certo.

  • 15/06/2011 em 12:52
    Permalink

    ola eu estou me formando em tecnico e radiologia e quero fazer uma especialisaçao em forenser onde posso fazer ? desde ja obigado

  • 23/06/2011 em 21:04
    Permalink

    Estou no ultimo ano em tecnica em radiologia e gostaria de saber onde posso fazer este curso, ou onde posso fazer especialização em (RM e CT).
    Obs: Adorei esta pagina e indicarei a todos os meus amigos do curso.

  • 24/06/2011 em 14:28
    Permalink

    gostaria de saber se existe uma especialização em radiologia forense na cidade de manaus ….obrigada

  • 20/07/2011 em 23:01
    Permalink

    boa noite eu gostaria de sabe se o curso de forense é superior ou tecnico e se ha na cidade sao paulo capital. ficaria grata com a resposta pois tenho muito interece neste curso.

  • 02/08/2011 em 19:41
    Permalink

    ola ja vi muitos artigos sobre radiolgia forence, mas ainda nao vi onde posso encontrar o curso.

  • 03/08/2011 em 23:52
    Permalink

    Boa noite, estou cusando tecnologo em radiologia e vou fazer o tcc com o tema ”radiologia forense – identificação pelos seios da fase” o problema e que não estou encontrando muito material..alguem pode me ajudar???obrigada meu e-mail é fati-bela@hotmail.com.

  • 30/08/2011 em 18:28
    Permalink

    Onde eu posso fazer este curso tenho muito interesse,no momento além de ter feito a radiologia no momento estou fazendo curso para técnico em necropsia e gostei muito tem tudo a er comigo

  • 08/09/2011 em 11:28
    Permalink

    gostaria de saber onde cursar a radologia forense

  • 21/09/2011 em 15:19
    Permalink

    A todos do site a seguinte informação, no Brasil a Polícia FEDERAL faz o concurso para Técnico e Superior em várias áreas a normal de sua formação, só que após o candidato ser aprovado ele faz um curso de em média 8 meses a 2 anos para teruma especialização forense e se formar assim como: Analista de informática forense, contabilidade legal, biologia forense, anatomia forense, tecnico em radiodiagnósticos forense, laboratório forense e por ai vai…então a meta é estudar, estudar pra passar num concurso e depois estudar e estudar para se manter lá.
    Vejam este vídeo para melhores informação:
    http://www.youtube.com/watch?v=S1DQDAKylG4
    procurem assistir a sequencia 1,2 e3.
    Otima tarde!!!

  • 22/09/2011 em 22:12
    Permalink

    Gostaria de saber onde posso fazer este curso e quanto custa em média ?

    Moro em Cotia – SP

  • 09/11/2012 em 00:30
    Permalink

    gostaria de saber se o curso de radiologia forense, ja tem no Brasil, e se tiver, onde encontro, pois sou técnico e tecnologo em radiologia…Se vc puder me dar essa dica desde já gradeço!!!!!

  • 09/11/2012 em 00:31
    Permalink

    gostaria de saber se o curso de radiologia forense, ja tem no Brasil, e se tiver, onde encontro, pois sou técnico e tecnologo em radiologia…Se vc puder me dar essa dica desde já agradeço!!!!!

  • 11/11/2012 em 00:19
    Permalink

    gostaria de saber onde cursar a radologia Estou no ultimo ano em tecnica em radiologia e gostaria de saber onde posso fazer este curso, ou onde posso fazer especialização em forense moro em caico rio grande do norte

  • 13/11/2012 em 16:30
    Permalink

    gostaria de saber ond encontrar esse curso, o preço, e o tempo!

  • 15/12/2012 em 03:19
    Permalink

    Olá sou Fernanda gostaria de saber onde posso fazer especializacao radiologia forense. Sou técnica em radiologia moro região Sul Porto alegre. Grata.

  • 06/02/2013 em 21:16
    Permalink

    olá gostaria de saber onde posso fazer especialização em radiologia forense, quanto custa???
    Moro no inteiror de sampa.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *