Radiologia Industrial (Duvidas)

radiologia industrialCaros leitores, eu Flávio Vieira especialista na área de Radiologia Industrial fui convidado a escrever esta matéria e confesso que tive resistência a esta ideia, porém, incentivado por meus pilares nessa vida (esposa e filhos) resolvi tentar. Quero ajudar a desmistificar o universo no campo da radiologia industrial.  Existem inúmeros mitos espalhados na nossa categoria, como por exemplo: Trabalha-se pouco? Se ganha muito? É perigoso? Desenvolve-se câncer? Entre outros questionamentos.

 

Não tenho a pretensão de institucionalizar a verdade, entretanto quero convida-los a refletir acerca do tema promovendo a quebra nos paradigmas quando estamos em processo de formação e aprendizado. Falarei da experiência teórica e principalmente de situações vivenciada em campo. Vamos ao que interessa, radiologia industrial é diferente de radiografia industrial e constantemente são abordados como sinônimos.

O significado de radiologia segundo o dicionário Aurélio é “parte da medicina que utiliza as radiações para fins diagnósticos (radiografia, radiodiagnóstico) ou terapêuticos (radioterapia)”. Nossa o senhor Aurélio, se esqueceu de falar da industrial, rsrsrs (risos). Encontrei outra definição que diz: ”Essa palavra foi feita a partir do Latim RADIUS, mais o sufixo grego-LOGI, “ciência, estudo, ramo do conhecimento”, relacionado à LEGEIN, falar“. Que explica a origem da terminologia, mas, ainda está longe de ser a informação que queremos.

 Basicamente, podemos ter como definição mais simples e popular “estudo das radiações”, mas, temos que ter em mente que existem vários segmentos e aplicações, inclusive o uso Industrial. Logo, quando citamos R.I. (Radiografia Industrial), citamos apenas uma das diversas práticas da indústria.

 Segue abaixo a lista de aplicações:

-Distribuidor de Dispositivo com Fonte Incorporada Selada;

-Distribuidor de Fontes, Inspeção Corporal;

-Inspeção de Bagagem e Contêineres;

-Irradiador de Sangue;

– Irradiador por Equipamento Gerador de Radiação;

-Irradiador por Fonte;

-Laboratório de Calibração de Instrumentos;

-Laboratório de Monitoração Individual;

-Materiais Contaminados, Medidores Nucleares;

-Controle de Processo;

-Medidores Nucleares;

– Sistemas Portáteis;

– Pesquisa;

-Produção de Radioisótopos;

– Prospecção de Petróleo;

– Radiofarmácia;

– Radiografia Industrial;

– Radioimunoensaio;

-Serviços – Manutenção de Equipamentos;

-Técnicas Analíticas;

-Traçadores Radioativos Industriais.

 Sendo, mais preciso segundo o Site da CNEN, há 1009 indústrias espalhadas pelo Brasil, que utilizam de algum tipo de radiação em alguma etapa do processo de fabricação de um produto. Como vemos a R.I.  é apenas UMA das práticas dentro do “universo” de diversidade que são as aplicações Industriais.

 No próximo texto, explicarei sobre vagas e empregabilidade.

 

Cordialmente,

Flávio Vieira

 

Fontes:

http://dicionariodoaurelio.com/radiologia acessado dia 25/01/2016 as 15:05

http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/radiologia/acessado dia 25/01/2016 as 15:10

http://www.cnen.gov.br/instalacoes-autorizadas acessado dia 25/01/2016 as 15:20

Imagem fonte: http://radiologia.blog.br/radiologia-industrial/conheca-a-radiologia-industrial-e-as-suas-aplicacoes acessado dia 25/01/2016 as 15:30

2 comentários em “Radiologia Industrial (Duvidas)

  • 27/01/2016 em 00:37
    Permalink

    Bom, gostaria de agradecer ao Site, por em.fim trazer pessoas, que realmente entendam de Radiologia. A carencia de informações são enormes, assim como o mercado espera por esse profissional. A radiologia enfrenta um processo de arrumar a casa, a necessidade em valorizar o profissional é de extrema importância, o mercado precisa entender que a qualificação é a alma seria de qualquer profissão. Parabéns e que venham mais informações. Obrigado.

  • 19/02/2016 em 15:54
    Permalink

    Olá pessoal do Portal da Radiologia!
    Fico muito grata pelo site pois estou estudando radiologia médica e me interesso muito pela radiologia industrial. Gostaria de pedir mais informações, novidades e tudo de atual sobre o assunto agora com o país em crise, o pouco que soube da radiologia industrial me mostrou o quanto é ligada ao petróleo. Parabéns pelo texto Flávio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *