Angelina Jolie faz cirurgia preventiva para retirar ovários

Angelina Jolie retira os ováriosApós dois anos da mastectomia bilateral, Angelia Jolie decidiu fazer uma cirurgia preventiva para retirar os ovários e as trompas de falópio. A atriz comunicou sua decisão por meio de um artigo publicado no jornal New York Times. Angelina havia escrito texto semelhante após a primeira cirurgia preventiva. O assunto repercutiu nos meios de comunicação e nas redes sociais.

A atriz, que perdeu a mãe, Marcheline Bertrand, a avó e uma tia para o câncer, explica os motivos da decisão. Angelina Jolie afirma que tem uma mutação no gene BRCA1 que representa um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e 50% de sofrer câncer de ovário. Ela conta que conversou com o médico a respeito de alguns indicadores e fatores genéticos que a colocariam em risco e, a partir dessas informações, tomou a decisão. “É uma cirurgia menos complexa do que a mastectomia, mas os efeitos são mais graves. Ela coloca a mulher na menopausa forçada”, explica.

A esposa de Brad Pitt afirmou no artigo que esta não foi uma decisão fácil, mas acredita em assumir o controle e enfrentar qualquer problema de saúde. “Você pode buscar aconselhamento, estudar as opções e tomar as decisões que são apropriadas para você. Conhecimento é poder”, concluiu.

 

Matéria publicada por: Elisangela Senra Mendes, colunista do site portaldaradiologia.com

 

Fonte: http://www.femama.org.br/novo/noticias-detalhe.php?menu=not&id=492#.VrIZD9IrIom Acessado em 03/02/2016 as 13:00.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *