Radiologia Veterinária, Saiba Mais Sobre a Área

Conheça a Radiologia Veterinária e suas Aplicações

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos conhecer a área da Radiologia Veterinária que possui aplicação de diversas áreas da radiologia nos animais, desde o Diagnóstico por Imagem, a Radioterapia e a Medicina Nuclear.

A Radiologia é uma área muito empregada dentro da Medicina Veterinária de hospitais e clínicas. Em definição a radiologia veterinária é a aplicação das radiações ionizantes e não ionizantes para práticas de diagnóstico e terapia de patologias em animais. Muitos pensam que a radiologia veterinária é apenas a radiografia de animais. A radiologia veterinária é muito mais ampla. Outro fator que alguns acreditam é que apenas cães e gatos realizam exames de radiologia veterinária. Bem, vamos entender melhor a área.

Você sabia que até animais de grande porte fazem exames de radiologia veterinária? Já imaginou um leão fazendo um exame de Ressonância Magnética?! Isso mesmo, tanto animais de pequeno porte como cães, gatos, pássaros e até peixes, quanto animais de grande porte como tigres, leões e até cavalos fazem exames.

Diagnóstico na Radiologia Veterinária

Os exames de diagnóstico por imagem são realizados com equipamentos de Raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia e também com equipamentos de Medicina Nuclear. Os métodos são escolhidos de acordo com a suspeita a ser diagnosticada e facilidade de realização do exame.

Os equipamentos de Raios-X utilizados podem ser fixos, móveis e portáteis, como você pode ver na imagem abaixo:

radiologia-veterinaria-1

Este é um exame de um cão em um aparelho fixo de Raios-x. Assim como em humanos, para os exames de radiografia existem posicionamentos e incidências, mas com nomenclaturas diferentes.

radiologia-veterinaria-2

Este é um exame de um cavalo com um aparelho portátil. Para animais como cavalos, os donos tem dificuldades para transportar para uma clínica. Para isso, o veterinário utiliza um aparelho portátil e vai até a fazenda realizar o exame, por exemplo.

Para saber mais Acesse: http://radiologia.blog.br/diagnostico-por-imagem/radiologia-veterinaria-saiba-mais-sobre-a-area (conteúdo na íntegra).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *