Áreas de Atuação na especialidade de Radiologia Industrial

RESPONSÁVEL POR INSTALAÇÃO ABERTA (RIA)

Quem é o RIA – Responsável por Instalações Abertas, quais são suas áreas de atuação e qual é o sistema qualificação deste profissional?

Bacia sedimentar


Quem é o RIA – Responsável por Instalações Abertas?
É o profissional responsável por garantir a segurança em uma área aberta onde será realizada uma radiografia industrial com o uso de equipamento de raios-X ou fonte de raio-gama, com o objetivo de assegurar que indivíduos do público e/ou trabalhadores não serão expostos às radiações ionizantes, bem como, aplicar ações corretivas em situações de emergência e assegurar a existência de um sistema de monitoração eficiente.

Áreas de atuações deste profissional

O profissional poderá atuar em diversas áreas, dentre elas: setor petróleo e petroquímico, papel e celulose, metalúrgico, eletromecânico, naval, automotivo, siderúrgica, entre outros.

REQUISITOS MINIMOS PARA CERTIFICAÇAO DA QUAFIFICAÇÂO

Exigências necessárias para o candidato ser apto a realizar a prova de certificação da qualificação dos Responsáveis por Instalação aberta (RIA), realizada pela CNEN Comissão Nacional de Energia Nuclear são:

  • Conclusão com aproveitamento de curso especializado de radioproteção com carga horária mínima de 80 horas.
  • 2° grau completo de escolaridade ou 1° grau completo de escolaridade com comprovação com de um mínimo de 5 anos de experiência na função de operador de radiografia com certificação da qualificação pela CNEN.

“Confira as Próximas matérias irei falar sobre outros profissionais da área de Radiologia Industrial”.

Fontes:

Norma 6.04: http://www.cnen.gov.br/seguranca/normas/mostra-norma.asp?op=604

Imagem: http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/principais-operacoes/

Acessado em 11/03/2010

21 comentários em “Áreas de Atuação na especialidade de Radiologia Industrial

  • 11/03/2010 em 20:25
    Permalink

    “Confira as Próximas matérias irei falar sobre outros profissionais da área de Radiologia Industrial”.

  • 28/03/2010 em 14:43
    Permalink

    Aonde posso fazer este curso.

  • 28/03/2010 em 14:49
    Permalink

    Aonde posso encontrar este curso

  • 28/03/2010 em 14:53
    Permalink

    Existe algum curso em SP ou só tem no RJ eu ouvi falar que um curso de especializaçao em sao paulo mas nao sei a onde, ja encontrei no CETRE mas achei muito caro e com poucas horas, caso alguem saiba me responda.

  • 28/03/2010 em 15:01
    Permalink

    Sou tecnica e gostaria de trabalhar na area da industria quais areas sao melhores para a mulher trabalhar tem alguma palestra ou curso aonde eu possa conhecer melhor esta area da radiologia indutrial.

  • 31/03/2010 em 04:24
    Permalink

    Sou formado em radiologia medica e especializado em radiologia industrial e não aconselho mulheres a tentar entrar na área como responsável por instalações aberta, Infelizmente esse mercado e ruim pra elas as firmas que mexem com gamagrafia dificilmente contratam mulheres não sei o porque!

  • 31/03/2010 em 13:43
    Permalink

    Realmente o mercado de trabalho para (RIA) Responsável por Instalação Aberta para as mulheres é fechado às empresas dão preferências aos homens, mas, com o certificado de (RIA) as mulheres poderão atuar em outras áreas, a fluoroscopia é uma delas em Santos tem uma empresa que trabalha com este método de inspeção e contratarão 3 amigas minhas as únicas mulheres que tinha no curso preparatório para o RIA.

  • 01/04/2010 em 02:12
    Permalink

    ESTAVA PENSANDO EM SEGUIR NA AREA MEDICA MAS IREI ANALIZAR OUTROS SEGUIMENTOS, NAO CONHECIA MUITO BEM ESTA AREA LI AS DUAS MATERIAS E DEU PARA TER UMA NOÇAO, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELA

  • 22/06/2010 em 23:01
    Permalink

    olá, estou terminado o curso de tecnólogo em radiologia e estou interessado na área de radiologia industrial. Sei que o campo é muito fechado. Estou pensando em fazer minha especialização na ABENDI o que vocês mi aconselham.

  • 22/06/2010 em 23:07
    Permalink

    sim e qual a carga horária e piso salárial. obrigado

  • 05/07/2010 em 14:01
    Permalink

    penso em fazer especializacao em radiologia industrial e gostaria de saber onde existe um curso sério e reconhecido e que está dentro da carga horária regulamentar. e se em sao luis do maranhao tem campo

  • 17/08/2010 em 12:44
    Permalink

    olá!
    Sou técnica em radiologia medica e estou fazendo agora uma especialização em Radiologia Industrial!
    Faço no CETB nop Rio.
    Mais estou em dúvida de que area seguir, não sei como está o mercado!!!
    Será que alguem poderia me ajudar?Em que area as mulheres tem mais chances?.
    Obrigada!!!.

  • 18/08/2010 em 14:31
    Permalink

    Sou R.I.A. e possuo CREA, e vejo que esta area cresce a cada dia

  • 06/10/2010 em 15:51
    Permalink

    sou técnica em radiodiagnóstico e quero saber se radioterapia e medicina nuclear fazem parte da área de trabalho da radiologia industrial.

  • 19/01/2011 em 20:18
    Permalink

    Onde faço esté curso?

  • 25/01/2011 em 01:56
    Permalink

    Ola sou de Cuiaba estou terminando o meu curso de tecnologa ja estou pensando na minha especialização, gostria muito de fazer na area de RADIOLOGIA INDUSTRIAL gostaria que vcs me dessem uma dica … estou pensando em fazer a ESp. no Centro de Ensino Técnico Bonsucesso – CETB no RJ… esse esp. vai atender o meu requesito mesmo eu sendo MULHERRRR … ME DE UMA AJUDA … OBRIGADO pela ATENÇÃO!!!

  • 18/02/2011 em 12:14
    Permalink

    oi,me inscrevi em um curso de tec. em radiologia,ainda não começaram as aulas,estou com duvidas na ária de saúde raio X mesmo,será que o mercado e fechado para nós mulheres mesmo?

  • 28/02/2011 em 23:26
    Permalink

    Qual a carga horária e piso salárial. referente a Radiologia Industrial.

  • 22/03/2011 em 19:04
    Permalink

    Oi, sou formada em tecnologo em radiologia a um ano, e não consegui entrar no mercado de trabalho, gostaria de fazer a especialização em radiologia industrial ou radioterapia.Qual a área com mais vaga .
    Me indique por favor onde encontrar o melhor curso na área de radiologia indultrial em Brasilia ou Rio de Janeiro.
    Obrigada!

  • 28/07/2011 em 14:05
    Permalink

    QUAL O MELHOR CURSO PARA MULHERES NA RADIOLOGIA INDUSTRIAL, ACHO LINDO E GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR , NA AREA.

  • 06/12/2012 em 18:04
    Permalink

    Boa tarde!!! Gostaria de tirar uma muito essencial para mim no momento. Me matriculei na faculdade para fazer 3 anos de Radiologia. Começo no ano que vem, mas estou com medo de optar por esta área, pois tenho visto muitos comentários que que o mercado de trabalho nesta área, para mulheres é fechado. Será que estou fazendo uma escolha errada??. por favor quem poder me esclarecer esta duvida, ficarei muito grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *