Ressonância Magnética alcança resolução molecular

O imageamento por ressonância magnética, ou MRI, não apenas revolucionou a medicina e o diagnóstico e tratamento de diversas doenças, como também permitiu um novo patamar de pesquisas científicas, sobretudo no campo das neurociências.


E agora ele também poderá ocupar posição de destaque na química, na biologia, nas nanociências e em qualquer outro campo em que seja necessário criar imagens de amostras microscópicas.

 

Bobinas planares

 

A ressonância magnética utiliza campos magnéticos para criar imagens detalhadas dos tecidos humanos, permitindo a visualização de qualquer anormalidade. Mesmo útil e promissora em vários campos, sua resolução havia alcançado seus limites porque é muito difícil fabricar bobinas pequenas o suficiente para gerar campos magnéticos em escala microscópica.
A técnica atual envolve a criação de bobinas planares, que são montadas sobre biochips, em cujos microcanais as amostras a serem analisadas são inseridas no campo de ação dos campos magnéticos. Esta técnica, contudo, encontra seus limites ao redor dos 300 micrômetros, o que é muito grande para qualquer nanocientista.

 

 sonda

A “sonda magnética”, mostrando separadamente a bobina (abaixo) e o canal fluídico (acima). [Imagem: UTwente]

 

Sonda magnética

 

O problema agora foi resolvido por pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, que criaram uma nova geometria que integra a bobina com um canal fluídico de apenas 600 nanolitros de capacidade. O novo formato evita distorções no campo magnético e dá maior seletividade à análise, levando a resolução dos exames de ressonância magnética de fato para o nível molecular.
A nova “sonda magnética” poderá ser utilizada para analisar todas as substâncias intermediárias produzidas durante uma reação química, normalmente um processo extremamente rápido.

 

Processos metabólicos

 

Para testar o novo biochip magnético, os pesquisadores holandeses usaram sua nova sonda para elaborar um quadro extremamente detalhado dos processos metabólicos que ocorrem no fluido espinhal humano.
Outra grande vantagem desse exame mais preciso é que as amostras não precisam de nenhum pré-tratamento para serem analisadas. Isto permitirá a construção de um microssistema completo capaz de detectar, processar e analisar amostras brutas, como elas são utilizadas nos processos químicos que ocorrem no corpo humano, nos laboratórios e até na indústria química.

 

Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica (http://www.conter.gov.br/portal/siteconter/NOTICIA_Ressonancia_Magnetica_alcanca_resolucao_molecular.htm)

8 comentários em “Ressonância Magnética alcança resolução molecular

  • 12/03/2010 em 00:18
    Permalink

    Terminei no ano passado o curso de tecnologia em radiologia e gostaria que você me indiçasse uma pós graduação em Ressonância olhei sua formação e vi que você tem uma grande experiência na área você poderia me ajudar.

  • 17/03/2010 em 22:13
    Permalink

    Aonde posso fazer um curso de especializaçao de nivel tecnico que tenha nome e ganhe pesso no meu curriculo.

  • 26/03/2010 em 00:43
    Permalink

    Gostaria de saber se a atuaçao do profissional feminio na area da ressoncia sofre alguma discriminaçao ou se o mercado nao se destingue por sexo.

  • 28/03/2010 em 14:48
    Permalink

    Estou procurando um curso para tecnologo em radiologia mas estou com algumas duvidas pelos preços e pelo reconhecimento das faculdades voces poderiam me indicar uma falcudade que me proporcione estes itens.

  • 01/04/2010 em 02:04
    Permalink

    Tem algum curso de ressonancia a distancia EAD

  • 03/04/2010 em 15:20
    Permalink

    Bruno eu encontrei um site com curso a distancia mas nao tinha de RM somente um de mamografia mas nao achei bom, mas caso alguem saiba me avise vou me forma como tecnico e queria fazer algum curso de tomografia ou ressonacia

  • 06/04/2010 em 04:02
    Permalink

    Terminei o 2°Grau e estou com uma grande duvida se faço o curso de tecnologo em radiologia ou biomedicina ja ouvi falar das 2 areas sei que as duas trabalham com a area da radiologia mas qual curso voces me indicariam e o local.

  • 07/10/2010 em 20:42
    Permalink

    boa noite,
    preciso fazer uma ressonancia pelvica com urgencia, sendo que tenho fobia e sei que nao vou conseguir realizar o exame nesses aparelhos fechado. Sera que vcs me indicam a onde posso fazer esse exame sendo em campo aberto?
    desde ja agradeço a gentileza de vcs e espero que vcs me ajudem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *